Como criar um curso online de forma simples

Estamos na era da tecnologia e seus avanços. portanto, muitas pessoas estão faturando muito dinheiro com curso online!

Vamos aprender aqui como fazer um curso online, do planejamento até a venda, e mostrar o que você vai precisar fazer depois do lançamento!

Vamos lá!

Como criar um curso que tenha qualidade —  e que eu consiga um bom número de vendas  —  sem conhecer nada em que está envolvido?

Podemos evitar essa pequena armadilha, é muito simples.

Você precisa gravar em sua mente essas 3 verdades:

Existem muitos formatos de cursos online.

Para quem aqueles que não tem condições  de aprimorar na produção de conteúdo em vídeo, é possível criar um curso por email.

Cumprir cada passo deste guia vai dar um pouco de trabalho, mas os benefícios fazem toda a jornada realmente valer todo o esforço.

Vamos lá.

Planejamento:
O Planejamento é uma coisa complicada, mas vale a pena planejar pois quem não planeja o resultado, é o mesmo: O fracasso, Por isso, coloque em mente: o planejamento do seu curso tem que ser bem feito.

Siga cada passo, e terá uma estrutura boa que vai agilizar e facilitar muito o seu trabalho nas próximas fases do projeto:

1. Escolha um tema
Sobre o que você vai querer ensinar? Essa é a primeira coisa a ser definida, você vai precisar conhecer bem o tema que vai falar.

Uma dica legal: escolha um tema que você entenda bem, mas também que você goste,
Isso fará toda a diferença na qualidade do material que será capaz de produzir e vender.

2. Procure ou pesquise o mercado
O mercado para cursos online pode ter um tamanho diferente, depende do tema que você vai escolher para ensinar.

depois de escolher o que vai ensinar, pesquise também o tamanho do mercado (qual o total de pessoas que busca cursos sobre isso).
3. Conheça a concorrência
Depois de saber algumas coisas em geral do mercado, aprofunde-se nos seus competidores.

O que eles abordam para o tema em questão? Que métodos eles usam? Quanto eles cobram?

Descobrindo isso, vai ajudar a você para que possa encontrar um diferencial e se destacar aos olhos do público.

4. Defina os detalhes do curso
Alguns detalhes sobre o funcionamento curso precisam ser definidos sem nenhuma demora. ou podem atrapalhar outras coisas importantes e atrasar o projeto e seu desenvolvimento.

5. Qual a estrutura é necessária?
Agora que já tem um esqueleto do curso em mente, você tem condições de definir qual vai ser a estrutura utilizada na preparação dele.

6. Escolha a plataforma
Existem várias plataformas de criação e publicação de cursos online.

Se você oferecer o curso por email, você tem que escolher um software de email marketing (se você ainda não tiver um favorito).

Algumas dessas plataformas são:

Beved;
Edools;
Hotmart Club;
SambaTech;
Eadbox
Maestrus;
entre outras.

7. Considere os canais de divulgação.

Quais serão os canais de divulgação que você vai usar para promover o seu curso?

Talvez você não tenha nenhuma idéia, então farei uma recomendação mais a frente.
A lista inclui:

redes sociais;
email marketing;
conteúdo para blogs.

Então, pense em quais redes sociais você vai usar, quais seriam bons blogs para publicar seus guest posts e, de modo geral, explorar bem todos os canais que pretende usar.

Execução

De nada adianta planejar com perfeição e executar de qualquer jeito.

É tipo um filme, livro ou série de TV: um material de baixa qualidade com a divulgação certa pode vender bem no lançamento, mas vai perder força e não terá sucesso a médio e longo prazo.

da mesma maneira, seu curso precisa de força para continuar gerando resultados depois de lançado, e isso só será possível se tiver qualidade.

1. Selecione material de referência
mesmo que você saiba muito bem do tema que vai ensinar, é importante selecionar referências úteis para consultar  —  e também se inspirar  — antes de fazer a versão final do conteúdo.

2. Crie um roteiro.
Criar um roteiro do que será abordado em cada aula é muito importante para que antes mesmo de produzir o conteúdo final você já saiba exatamente sobre o que vai fazer.

Se o formato for em vídeo, nem se fala! Aí você pode optar por escrever exatamente o que será dito ou simplesmente lançar anotações pontuais a fim de manter a naturalidade.

3. Produza o conteúdo definitivo
Agora sim, vamos produzir o conteúdo final. Se você já tiver feito um roteiro completo para o seu curso em vídeo, agora é a hora exata para gravar eles.

Se o curso vai ser escrito e o roteiro era apenas para dar uma visão geral, nesta etapa você vai produzir o material final que os alunos verão.

4. Inicie a divulgação pré-lançamento
Não espere até o curso ficar pronto para começar a sua divulgação.

Você pode também fazer umas prévias do seu material ou pode também fazer como um trailer de filme, para os alunos se interessarem.

5. Finalize o produto
Depois de finalizar as etapas anteriores,ainda falta finalizar. é importante também revisar tudo, e faça uma boa edição de vídeo.

Basta observar qualquer segmento de mercado para encontrar exemplos de produtos praticamente iguais, mas com um se destacando bastante por conta de um marketing bem-feito.

Algumas táticas não podem ficar de fora da divulgação do seu curso online. Por isso, recomendo que você:

1. Produza conteúdo para blogs
O ideal é que você tenha tanto um blog próprio quanto invista na criação de guest posts.

Como já dito, isso não precisa ser feito só depois de finalizar o produto, mas enquanto você cria. Dessa forma, não vai precisar esperar muito tempo entre a finalização e o lançamento.

2. Invista em sua base de emails
Se já tiver uma base de emails, não pense duas vezes antes de fazer uso dela!

Se não tiver, a produção de conteúdo para blogs vai ajudar exatamente nisso, e fazer com que tenha alguns assinantes dispostos a ver mais sobre o que você tem preparado para eles.

O email marketing é um dos canais que apresentam melhor índice de conversão no marketing digital, por isso é tão útil na sua estratégia e não deve deixar de lado.

3. Use links patrocinados
Links patrocinados, ou seja, usar anúncios nos mecanismos de busca e nas redes sociais também é uma ótima opção, especialmente durante o lançamento do seu produto.

Essa estratégia é perfeita para otimizar e acelerar os resultados enquanto os alunos ainda não conhecem a qualidade do curso e você não pode colher frutos de recomendações.

4. Use bastante as redes sociais
Já ficou claro o quanto as redes sociais são importantes para o plano de marketing do seu curso ser bem-sucedido.

Venda

lembre -se, você passou um bom tempo produzindo e divulgando o curso, e todo o esforço vai ser validado em definitivo pelo resultado das vendas.

Se você acompanha o blog já sabe que vai precisar de uma boa landing page, mas para dar vender bem é indispensável que você:

1. Crie chamadas à ação para os seus conteúdos
Depois de lançar o curso, continue produzindo conteúdo de qualidade em seu blog, redes sociais e outros canais, e crie chamadas à ação direcionando os leitores para ele.

Isso certamente vai ajudar a aumentar as vendas e manter o interesse do público vivo pelo conteúdo que você criou.

2. Use provas sociais
Provas sociais, como depoimentos de alunos satisfeitos, parceiros estratégicos que ofereçam uma avaliação positiva da sua marca ou do seu material e apoio de influenciadores digitais são incríveis para gerar conversões.

Procuramos por esse tipo de prova o tempo todo, e quanto mais provas sociais você conseguir apresentar, mais chances de vender o seu curso.

3. Aposte em gatilhos mentais
Gatilhos mentais, como o princípio da escassez, também são ótimos para gerar uma percepção de valor positiva nos potenciais alunos e fazê-los comprar seu curso.

4. Ofereça algo de graça
E se você oferecer algumas aulas de graça?, para que o público consiga experimentar um pouco da experiência que terão ao comprar o curso todo?

Isso funciona muito bem, Até porque que a pessoa fica imaginando como seria se tivesse acesso ao material completo.

O que fazer depois de lançar o curso?

O curso já foi lançado, as vendas parecem estar indo bem. você acha que seu trabalho acabou aqui? Pode até ser, mas isso seria um desperdício!

Se quiser continuar obtendo resultados com o curso, mesmo depois de um bom tempo, ainda tem trabalho a fazer:

Mensure seu progresso
Mensurar o progresso do seu curso significa observar como anda o volume de vendas com o passar do tempo, qual é a taxa de conclusão do curso e quais são as avaliações dos alunos.

Atualize o material e lance novas edições
Atualize o material com base nas suas análises de progresso, conforme aumenta seu conhecimento e novas soluções alteram o que você ensinou.

Depois disso, lance novas edições do curso e considere oferecer acesso gratuito para quem já o comprou  —  se usar o modelo de assinatura.

Agora que você sabe como criar curso online, Agora sim é hora de colocar tudo isso em prática, Por seguir todos os passos, você vai conseguir espalhar e ajudar milhares de pessoas e lucrar bastante com o seu conteúdo.

Uma das melhores formas de ensinar em um curso é por meio de videoaulas!