Obtenha mais visualizações com a posição de seus vídeos

Quer potencializar seu negócio e aumentar a sua empresa? Então saiba mais sobre o SEO para o YouTube.
O conteúdo audiovisual tem um grande papel dentro do marketing digital. A estratégia deste tipo de conteúdo está no seu poder de atrair e impactar os telespectadores. Sabendo disso e acompanhando as novas tendências do mercado, o foco agora é investir na maior plataforma para buscas de conteúdo audiovisual do mundo – Youtube.
Vamos então as estratégias para aplicar seus esforços na direção certa:
Quais são as vantagens de investir no SEO para YouTube?
Em 2018, o YouTube quase alcançou a marca de 2 bilhões de espectadores. Isso mostra a alta procura das pessoas por conteúdo audiovisual.
Fazer SEO para Youtube gera tráfego do Google. Isso porque o Google, analisando algumas palavras-chave, entende que um conteúdo audiovisual pode ser a melhor opção. Vale a pena ressaltar que isso ocorre apenas para os vídeos mais bem ranqueados.
Ganhar mais inscritos no Youtube é uma ótima oportunidade de gerar autoridade na internet. Não se limite apenas ao sucesso de seus vídeos, pois a partir deles é possível integrar com outros grandes canais.

Como fazer SEO para Youtube para seus vídeos
Focado nos mecanismos de busca
O YouTube, como um buscador de vídeos, procura proporcionar aos usuários as melhores experiências. Por isso a seleção dos vídeos não é feita de maneira aleatória. Ou seja, este canal tem o seu próprio algoritmo o qual determina a relevância do conteúdo de acordo com a pesquisa.

palavras-chave
As palavras-chaves são importantes em qualquer plataforma de pesquisa. Por isso quando criar seus conteúdos audiovisuais, leve em conta as pesquisas do seu público.
Existem algumas ferramentas de palavras-chave que podem te auxiliar nesse aspecto.
A descrição
A descrição é fundamental dentro do conteúdo audiovisual. Apesar de existirem robôs de busca que leem conteúdos do tipo imagens, áudios, e vídeos, a análise não é feita com precisão. Por isso além de utilizar o próprio vídeo, a SEO para YouTube utiliza campos de texto para definir o quão relevante o seu conteúdo é.
É a partir das palavras-chave da descrição do seu vídeo, que o robô entende do que se trata.
Crie bons títulos
O título é a primeira coisa que chama a atenção de um vídeo. Além de pensar em um título chamativo, pense no algoritmo de busca também. Por isso, foque nas palavras-chave para fazer com que o vídeo seja encontrável. Para posicioná-las da melhor maneira possível, aprenda como os melhores players.

Nome do arquivo
Antes mesmo de fazer o upload, renomeie o arquivo de preferência da mesma forma que o título. Por exemplo: “como fazer um bolo.mp4”

Utilize as melhores tags
Outro fator que auxilia na classificação de um vídeo são as tags. Ao incluí-las, além de ajudar a indicando as palavras-chave foco do seu conteúdo, elas também auxiliam o buscador a selecionar a lista de vídeos relacionados ao assunto.
Ative as legendas automáticas
Já que as legendas promovem acessibilidade aos surdos, por exemplo, ela poderia ser uma das dicas mais relevantes em: “Focando na experiência do usuário”. Mas, como estamos falando de um recurso automático do Youtube, que oferece resultados imprecisos, decidimos colocá-la no tópico focado principalmente nos mecanismos de busca.

Divulgue em outros canais

Vídeos mais acessados ganham mais popularidade no Youtube. Portanto, se você quer fazer SEO para Youtube, não basta apenas utilizar o próprio canal. lance e-mails, compartilhe nas redes sociais e faça todo o tipo de divulgação que puder.

Focando na experiência do usuário
Saiba que neste tópico as sugestões colocam a experiência do usuário em primeiro lugar. E, mesmo que algumas questões não influenciam os algoritmos, elas não deixam de ser importantes para o SEO para Youtube.

Transcreva o vídeo no campo de descrição
A descrição do vídeo é essencial pois além de auxiliar os robôs de busca, torna seu vídeo encontrável. E ainda dará uma prévia do que o usuário irá encontrar. Consequentemente as transcrições proporcionam mais engajamento com o espectador.

Crie uma capa de vídeo chamativa
A capa é o cartão de visita do seu vídeo. Portanto não esqueça de otimizar este detalhe, por uma imagem de impacto, que funcione como um teaser do que será abordado, é uma das maneiras mais utilizadas para aumentar a taxa de cliques do seu vídeo.

Busque sempre qualidade nos vídeos
Se você já seguiu todos as nossas dicas até aqui, a tendência é que o número de espectadores que encontrem o seu vídeo cresça exponencialmente. Porém, caso o seu vídeo seja de baixa qualidade, todo o trabalho feito terá sido em vão.

Muitas vezes, trabalhar com câmeras, microfones e cenários profissionais não é viável. No entanto, com smartphones e outros aparelhos mais acessíveis, resultados satisfatórios ao espectador. Sendo assim, sempre foque na resolução dos seus vídeos, mas lembre-se que ela não é o único determinante da qualidade dele.

Assim como a qualidade de imagem e áudio, saber se comunicar através de vídeos também é um fator primordial. É verdade que alguns possuem mais facilidade que outros para falar em frente às câmeras. Mas, em todos os casos, é necessário um roteiro e conteúdo relevante para engajar o público.